terça-feira, 15 de abril de 2008

Da salutar troca de idéias


19 de setembro de 2003, Sala dos Estudantes, um dos auditórios da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. A partir de duas perguntas iniciais (neste debate da realidade econômica, política e social de nosso tempo, tomando por base o marxismo, qual função cabe ao Direito na sociedade? E no seu entendimento, quais as conseqüências de se pensar o Direito desta forma?), digladiaram-se o professor de Direito Alaor Caffé Alves e o filósofo Olavo de Carvalho, diante de uma audiência composta majoritariamente por jovens estudantes.

Tudo ia mais ou menos bem, até que lá pelas tantas...

ALAOR CAFFÉ ALVES: [...] Daqui a pouco vai se falar que a miséria é determinada pelos esquerdistas, pela esquerda…

OLAVO DE CARVALHO : E é, e é.

ALAOR CAFFÉ ALVES : … como está se fazendo colocando a questão de que o FMI é de esquerda, os EUA é de esquerda, Rockefeller é de esquerda etc. Isso é uma coisa maluca. É uma questão emocional muito grave…

OLAVO DE CARVALHO : Ora, o prof. Alaor tem a pretensão de diagnosticar os meus problemas emocionais. Dele, eu só diagnostico uma coisa: ignorância. Primeiro, ignorância dos escritos de Marx. Ele diz que a matéria é função da produção; Marx diz exatamente o contrário: Marx subscreve inteiramente as concepções atomísticas de Demócrito e aceita a ciência newtoniana como a tradução perfeita da realidade. Ademais, a idéia de uma dialética interna da matéria está exposta nos escritos do próprio Engels e faz parte da tradição do movimento comunista. Abolir tudo isso, dizendo que Marx só falou da produção é absolutamente ridículo, é coisa de ignorante, para não dizer mentiroso. Não o acuso de mentiroso mas o acuso de ignorante. Em segundo lugar, com um homem que chega para mim e diz por um lado que “ah, esse momento é da esquerda, a esquerda está com tudo” e, por outro lado, diz que não existe esquerda nenhuma, em algum ponto a coisa está falhando. Em terceiro lugar, o conselho de “esqueçamos a História, nada disto aconteceu, vamos tentar de novo, vamos confiar”, isso é uma palhaçada, isso é pueril. Não se pode aceitar uma discussão nessa base.

ALAOR CAFFÉ ALVES : Bem, eu evidentemente não estava esperando essa agressividade. Essa foi demais.

OLAVO DE CARVALHO : Agressividade é a sua, que começa a falar em problemas emocionais.

ALAOR CAFFÉ ALVES : Veja bem, tem de respeitar. Chamar a gente de ignorante, e pressupor que eu não conheça Marx…

OLAVO DE CARVALHO : Pressupor não: afirmo!

ALAOR CAFFÉ ALVES : ... e ele diz também que quatro décadas foi do Partido Comunista. Maluco isso! Nunca foi coisa nenhuma! Foi nada!

OLAVO DE CARVALHO : O quê? Está me acusando de mentiroso?

ALAOR CAFFÉ ALVES : O senhor me acusou de mentiroso aqui.

OLAVO DE CARVALHO : Não, eu te acusei de ignorante.

ALAOR CAFFÉ ALVES : [Palavras inaudíveis.]

[Tumulto.]

OLAVO DE CARVALHO : Você é que está mentindo.

ALAOR CAFFÉ ALVES : Você é que me xingou!

OLAVO DE CARVALHO : Você é mentiroso! Safado!

ALAOR CAFFÉ ALVES : Ele vem aí com coisa [palavras inaudíveis] anti-socialista ou antimarxista e vem dizer que já foi, sabe, e conhece tão profundamente. Imagine que ele agora não é, porque ele analisou tão profundamente isso e está dizendo…

OLAVO DE CARVALHO : Pois foi exatamente isso que você nunca fez.

ALAOR CAFFÉ ALVES : Ora, pelo amor de Deus!

OLAVO DE CARVALHO : Você é um idiota.

Alaor Caffé Alves : Olha aí! Quer dizer, eu estou falando ao mesmo tempo; agora, se você disser que eu sou idiota. Olhem, vocês me perdoem. Eu sou da Faculdade. Eu não vou permitir uma coisa dessa! Isso é uma agressão pessoal. Eu esperava…

OLAVO DE CARVALHO : Você me agrediu primeiro, falando de problemas emocionais.

ALAOR CAFFÉ ALVES : Eu comecei muito bem, dei para vocês o mais possível a minha idéia a respeito de um conceito sobre Direito, sobre a questão que o Marx colocou; e a coisa foi num crescendo que eu não vou me admitir, vocês me perdoem.

[ALGUÉM DA PLATÉIA]
: Está fugindo?

ALAOR CAFFÉ ALVES : Estou fugindo. Vou fugir. Estou fugindo para respirar.

25 comentários:

Bruno Pontes disse...

Hahaha, o Olavo é foda... Esse Caffé um hipócrita, chama o homem de doente e depois se faz de ofendido. O Olavo tem mais conhecimento do que todos esses professores da USP juntos. Basta ler o segundo comentário dele.

Rodolfo, o Olavo disse depois que o professor Caffé saiu "torrado e moído" desse debate. Olavo é ídolo.

Débora Medeiros disse...

Se o "ídolo" aí se exaltou tanto com os problemas emocionais, no mínimo, o "hipócrita" estava certo :P

Tenham o conhecimento enciclopédico que tiverem, esses ícones da direita sempre apelam pras estratégias mais imaturas. "Você é um idiota", "torrado e moído"... Tudo se resume a quem grita mais alto. E a direita tá se saindo bem mais estridente.

Bruno Pontes disse...

Hehehe, direitista sempre é acusado de truculento quando desmascara os adversários. Leiam com frieza analítica o que cada um deles
disse, especialmente o segundo comentário do Olavo. Antes de selecionar as "imaturidades" do homem, vejam o que o ilustre Caffé disse primeiro: "É uma questão emocional muito grave".

No mundo dos adultos, se você diz isso de alguém, deve estar preparado para ouvir o mesmo de volta, certo?

Mas não. O Caffé torrado e moído, depois de dar uma de psiquiatra, ainda tentou fazer de conta que estava sendo mortalmente ofendido: "Bem, eu evidentemente não estava esperando essa agressividade. Essa foi demais". Que molenga!

Uma informação reveladora: depois dessa, o Olavo nunca mais foi convidado pra debate na USP.

Débora Medeiros disse...

Não digo que seja comportamento exclusivo da direita, Bruno. Só acho que eles se orgulham demais da própria estupidez, quando a exibem assim. A esquerda é estúpida diversas vezes, mas tenta varrer pra debaixo do tapete e agir com "classe", como fez o Caffé :P

Quem tá mais certo? Nenhum. Mas a postura do Olavo, pessoalmente, me enoja ainda mais.

Rafael Dias disse...

Ora. Olavo provou porque o prof. Caffé era um ignorante na própria teoria que defendia. E provou com uma tremenda erudição, não é sempre que vejo debatedores trazendo aqueles pontos à tona, normalmente só se discute Marx superficialmente.
Mas o outro falou besteira, foi desmentido, depois quis saber mais sobre a vida do Olavo do que o próprio e de quebra chamou-o de mentiroso (visto a primeira afirmação do Caffé sobre a vida do Olavo, ele é que era o mentiroso SIM). Aí o Olavo fala uma besteiras bem merecidas e o outro da um de crianção, arranjando uma desculpa pra fugir do debate (sim, porque quem nao pode ouvir um palavrãozinho é criança, que tem a cabeça "pura" e se alarma com isso).
Então, esquerdistas, deixem o orgulho de lado e coloquem a verdade sobre a ideologia.

Reinaldo Mileo disse...

Não há fundamentos para discutir as repercussões da palestra segundo Marx com os trechos apresentados nesta página, agora dizer que a produção é função da matéria é não entender valor e valor de troca, capital é valor que se valoriza diria Marx, é a própria produção pela produção, não em função da matéria, palmas para o Alaor.
Ser do partido comunista, não implica entender Marx, muitos estudiosos passam a vida lendo e nunca entendem, temos vários assim na UNICAMP, pessoas que que como diz mazzuchelli não fazem a ponte histórica e real entre teoria e prática.

Anônimo disse...

Acredito que afirmar que o FMI é de esquerda, os EUA é de esquerda, Rockefeller é de esquerda etc., É REALMENTE coisa de maluco! Sei lá...

Anônimo disse...

Olavo de Carvalho é um merda. O "argumento" que ele usa para falar sobre Marx é totalmente furado, tipicamente heurístico. Que merda que tem a ver o conceito de produção com o conceito de matéria? Que o mundo é composto por átomos, como acreditava Demócrito, isso é uma coisa óbvia, embora não sejam indivisíveis como se acreditava. Até mesmo o ex-astrólogo que conversa com Deus Olavo de Carvalho acredito (espero) na teoria atômica. Isto não significa que ele não acredite também que Fátima apareceu em cima de uma árvore para pedir que se converta a Igreja da Rússia. Ou seja, trata-se de um impostor eloquente, que vomita um monte de argumentos que nada tem a ver com a discussão e ainda se posa de erudito.

Anônimo disse...

anonimo marxista

e o seu argumento cade?
histeria não conta

O BOM disse...

O cara te indica milhões de livros pra entender o que ele averiguou e comprovou, ninguem le porra nenhuma, provavelmente porque alem de nao entenderem nem a teologia da salvação deles mesmos(MARXISMO), nao contam com entender mais nada do mundo além de como colaborar com as estrategias psicoticas do PARTIDO, que a esta altura é simplesmente uma instituição de tantas outras da cultura gnostica, que ja absorveu quase tudo em nossa sociedade. Ou seja, o camarada pode ate votar no PSDB, ser católico, acreditar nos valores execrados por estes esquerdinhas maluquetes, nada muda o fato que ele pode ser só mais um gnostico exoterico, inconsciente do que pensa, do que faz e do que é. E claro, um cara que estudou de verdade é que fica de maluco. O que um hospicio pode entender que não seja simplesmente loucura?

O BOM disse...

Marxismo e subprodutos? Uma merda que tem um historico nojento e genocida, e que ainda arroga-se o direito de levantar mais uma farsa para enganar o povo e atingir seus objetivos excusos, conforme a historia demonstra.
É o fim da picada! E o melhor de tudo é o seguinte, estes caras dominaram a universidade, e ficam fazendo patrulamento ideologico la dentro. Regulando o que se pode saber, o que se pode pensar, ocultando os fatos, e falseando a realidade, na medida em que ainda é possivel manter o sistema funcionando sem perder nenhuma informação tecnica relevante. É o fim! Acho que acreditar numa senhora descendo numa árvore e mencionando que a conversão de um lugar assemelhado a um covil, um chiqueiro, um antro de demonios loucos e sanguinários, era requerido afim de se evitar que a maior insanidade já vista no mundo se dispersasse pra toda parte, nem parece um absurdo. Mas, quem não ganha com isto, ignora, logo nada disto existe. E fica de maluco, com problema emocional, o único estudioso sério no Brasil, que além de entender mais da "religião" dos caras que ele contesta, ainda denuncia que por aqui não se tem acesso a nenhuma informação que permita constatar um mero fato.

sara disse...

Porra, esse Olavo que nem formado em filosofia é, é um astrólogo de meia tigela, é que começou a ofender o Prof. Caffe Alves! Chamou-o de ignorante uma data de vezes e, pretensioso sem dizer mais, afirma-se como dizendo a "realidade" seja lá o que isso for. O professor - e verdadeiro filósofo - Caffe Alves falou de ideias e da situação actual económica e social. Esse Olavo só disse besteiras, teorias da conspiração e factos históricos que não acrescentam nada a um debate de ideias. E quem não percebeu que aqui o hipócrita, dissimulado, ignorante e ainda por cima mal-educado é esse Olavo pé-rapado, então: 1. não percebe nada de filosofia
2. não percebe nada de nada
3. acha que ofender e ser maluco é ser filósofo.

Esse Olavo devia voltar às cartas astrais!

sara disse...

ò BOM, marxismo e teologia da salvação não é a mesma coisa. aliás... aí no brasil alguma coisa que não meta teologia ou religião deve ser incompreensível para vocês..

Ele indicou uma data de livros, isso não serve nada para a argumentação,ele nem falou das ideias que vem nos livros. E poderiam indicar-se outros mil livros que o contradizem, que na realidade não é difícil. Basta conhecer Marx que é coisa que ele, na realidade, só deve conhecer da sua leitura dos astros. Lá porque ele diz que passou anos a estudar o que quer que seja, o discurso dele e a forma como debate ideias só demonstra a falta de preparação e segurança nas razões daquilo que defende.

O BOM disse...

Ah, olha, eu li o debate, o Caffe fazendo discurso sentimentalista, de que o Marxismo era a salvação para os jovens que estavam entrando no mercado de trabalho, mas não iam ser absorvidos, porque o capitalismo, e tals, e precisavamos de uma coisa mais humana, e q o marxismo vinha trazer isso. Isso sim coisa messianica e teologica. Talvez seja sua religião, respeito e tals, mas... Olha quem falou de filosofia foi o tal do Olavo, o Caffe só tentou sensibilizar, e quando o debate se aprofundou, disse que não tinha(condições?) intenção de se aprofundar muito, dando seu atestado de ignorante.

O BOM disse...

Já aquele que voces odeiam, deu provas razoaveis de seu conhecimento de filosofia, e quando questionou o Marxismo em nuances, talvez jamais imaginadas pela maioria dos marxistas, teve que segurar um embromation, que provavelmente ate perdeu a paciencia. O Alaor Caffe foi fazer pregação marxista com apelo emocional, e encarou um cara sério, e voces são as tietes, as beatas da religião marxista. Tropa de choque, pronta a confundir e contestar com confusões, ziguezages interminaveis, qualquer objeção que se faça a isto. Especialmente as objeções lucidas ,que diga-se de passagem, estão só aumentando exponencialmente.

O BOM disse...

O marxismo é sim uma teologia de salvação, porque ele promete mundos e fundos, mas na verdade é só uma isca pra usurpar tudo das pessoas, inclusive sua liberdade, enfiar mil ideias sem sentido na cabeça, e mais algumas outras coisas que não vou perder tempo discutindo, pq qm sabe, fica quieto e finge que não existe, ate pq, o segredo é a alma do negocio, neste caso. Já qm não sabe, não sabe e não vai entender mesmo. Marxismo é uma bela duma merda.

O BOM disse...

E contestar o marxismo é muito fácil, ate um astrologo pode fazer, ate uma criança, agora, pelo que ouvi falar do sr. Olavo, ele tem uma obra que discute muitos sintomas decadentes da sociedade atual, coisa, que para alguns, foi um longo trabalho de seculos, como pode-se constatar estudando algumas coisinhas, inclusive na linha esoterica, ja q vc falou de astrologia.
Deve ser por isso que o Olavo é tão odiado, porque ele bate firme, bate certo, e é insuportavel ver um cara em menos de meio seculo, lançar luz sobre uma coisa q vem sendo feita debaixo dos panos há tanto tempo.

O BOM disse...

Bom, pelo menos a massa, ainda que inconsciente, está seduzida e ignobil, ao lado dos semeadores de confusão, né. De outro modo, estariam ferrados, porque é so isso mesmo que fazem, uma grande confusão, que so beneficia a si proprios, enquanto isso os carneirinhos vão sendo tosquiados e não entendem porque sentem frio, e mais todas as vicissitudes da vida, etc, etc.

O BOM disse...

Agora vamos voltar ao debate...SARA

O Caffe so foi fazer as pessoas se emocionarem com a desigualdade do mundo, pra pregar, religiosamente, melhor do que o papa em dia de natal, a solução marxista pra humanidade!!

Isso é religião! Se voce não pagar o dizimo, vai pro inferno. "Se voce não entrar pro marxismo, o q será de voce, ou seus filhos, seus netos, o mercado de trabalho, não tera lugar pra todo mundo, bla bla bla." É o mesmo discurso. Ambos tem um "inimigo", que se materializa no mundo concreto, de alguma forma, e se choca com os direitos das pessoas de terem uma cosmovisão diferente. Ambos combatem costumes e valores que consideram nocivos, e a medida disto, é inversamente proporcional, dois antipodas.

No mais estão separados por um livro ou pela ausencia dele, se bem que sabemos que o marxismo tendo base esotérica, tem seus livros misticos, sim. Sabemos do holismo, do multiculturalismo, e do aspecto espiritual de tantos ismos atuais ,mesmo q pra fingir q ninguem é doido, e so acreditamos na ciencia, e no Dawkins, possamos aludir a esse mundo espiritual, como o mundo dos arquetipos.

Bom, sei la, voces confundem, confundem, falam, falam, mas no fundo não dizem nada. Pelo menos tem a vantagem da cara de pau mais incorruptivel do mundo. E de que outro modo, loroteiros podem triunfar, senão mentindo até a morte??

Marx era um assassino, pregou coisas terriveis, ele e a legiao de demonios que o sucederam. A inquisição não fez nem um pedaço de tudo que o comunismo fez no mundo. Se alguem me perguntasse o que prefiro ,diria com folga. Atear fogo num herege!
Historica e objetivamente se falando, é menos pesado do que ser marxista. Viva a Inquisição!!

O BOM disse...

"Sarcasmo" a parte, não há nada mais cruel e violento que Marx, e ele por si mesmo. Basta ler pra crer.
Agora, se a religião(sabemos o sentido de religião em termos esotericos) de voces é esta, ou passa por aí, tudo bem. Mas não significa que não possa ser criticada.

O BOM disse...

Por sinal esta religião pop, misto de zeitegeist, filosofia, ocultismo, etc, e tal, tem sido muito consistentemente criticada, e desmascarada todo dia em toda parte, mas os promotores, seguidores, etc, deste credo, tem um animo insaciavel pelo lobby falso e descarado de tanta bobagem, e muito dinheiro pra dar um jeitinho na coisa.

Jodiel disse...

O Olavo mostra mais uma vez sua loucura e desequilibrio. Toda vez que está sendo desmascarado ele parte pra ofensas pessoais. O professor Alaor está moral, ética e cientificamente a mil anos luz desse conservador, mentiroso (como no caso da ditadura de 64 que ele disse nada ter a ver com EUA e hoje o doc "O dia que durou 21 anos" mostra até gravações, além de documentos dos estadunidense)e falso moralista! Muito bem Alaor, nao se deve perder tempo com um alienado desse!

Anônimo disse...

O que é mais engraçado é que o que eu vi foi o Olavo desmascarando o Alaor Caffé durante todo o debate e o Alaor Caffé fazendo insinuações dissimuladas quanto a personalidade do Olavo ao invés de refutar os argumentados apresentados.
Se querem saber de uma coisa, eu prefiro muito mais o estilo do Olavo com a ofensa aberta. Chega a me dar nojo esta dissimulação e vitimismo de esquerdista.

Nande disse...

Pareceu-me que alguém, esse Olavo, fez ponderações bastante equilibradas ao Alaor, que não as retrucou em hora nenhuma. O fato de o sujeito ser um sonhador, estar imbuído da melhor das intenções, querer que se melhore a vida dos pobres, não faz os seus argumentos "melhores" automaticamente. Sobretudo quando a realidade de 100 anos de socialismo real demonstra que esse é o pior caminho a ser tomado se o objetivo é melhorar a vida dos pobres. Foi isso o que o Olavo falou, e demonstrou. O Alaor, por sentir que estava perdendo o debate, partiu para a desqualificação do oponente, apelando a "questões emocionais graves". Enfim, golpe baixo. Respondido à altura pelo Olavo. Ele poderia ter se poupado da tentação de xingar o Alaor, e acho que falhou nisso. Mas o Alaor se fazer de coitadinho, depois de ter tido a iniciativa de baixar o nível, é coisa que ninguém engole. Perdeu o debate em todos os níveis – no acadêmico, pois os argumentos do Olavo se mostraram superiores, e moralmente, pois partiu para a ignorância ao ver seus argumentos serem reduzidos a pó.

Anônimo disse...

Se puderem leiam o debate na íntegra. Eu estava lá e o Olavo foi muito desrespeitoso. Ficou acuado e começou a grosseria. Isso deve ser pelo fato de estar muito aquém da capacidade intelectual e da envergadura moral do professor Alaor.