segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Todos-todos?

O contador de visitas deste blog atingiu os quatro dígitos não sei quando. Na primeira vez que o vi, estava na casa das centenas, e o site apenas começava. Me parece estranho já termos aparecido 1066 vezes nos monitores de um número de pessoas talvez quase equivalente ao de visualizações, quando não há uma só postagem com mais de meia dúzia de comentários, geralmente emitidos pela própria equipe do Por que não te calas?!.

Uma das grandes diferenças que, dizem, espaços na Internet como este apresentam em relação aos meios de comunicação de massa tradicionais - rádio, TV, impressos - é a possibilidade de todos falarem para todos, de o emissor ouvir o receptor tanto quanto este o ouve, sem intermediários, sem filtros, sem atrasos. Na maioria dos blogs que visito, não vejo essa característica se manifestar tão fortemente quanto faz crer a teoria da relação todos-todos: todos são emissores e todos são receptores de fato? Ou será que continuamos com a cultura passiva de receber uma mensagem e guardar nossos pensamentos para nós mesmos, ignorando a possibilidade de fazê-los percorrer o caminho de volta, agregando uma nova mensagem à inicial?

Mudar esse estado de coisas é simples, questão de hábito. A quem interessa?

2 comentários:

VINICIUS.MOTA disse...

Eu gosto de comentar; não só para fazer o 'feedback', mas, qd possível, para agregar algo ao conteúdo. Mas entendo que o hábito passivo a que vc se refere ainda esteja arraigado. Tb é necessária uma soma de motivos para a postagem de retorno: a pessoa se sentir tocada pelo assunto; a supracitada vontade de complementar ou corrigir algo; o hábito de transformar pensamentos em letras, enfim. Cabe aos q têm blog continuar insistindo e sendo brasileiro.

Henrique Araújo disse...

concordo com o vinícius... e acrescento: existem muitos, mas muitos blogs mesmo que desmentem essa história ou possibilidade, já nem sei, de que na internet a coisa se dê nos mesmos termos dos veículos tradicionais... pra ficar apenas com um, cito Overmundo. se quiser outros exemplos de participação obsessiva dos leitores, é só dar uma espiada nos blogs de famosos, como reinaldo azevedo e tantos outros. indico um, esse de literatura. o endereço é www.todoprosa.com.br. lá, a cada postagem, algumas dezenas de comentários logo empanturram o site.

bom, acho que estamos no caminho. temos de escrever cada vez mais e melhor, tratar de temas que interessem às pessoas. acho que é isso. não tem receita.

abraços...