domingo, 20 de janeiro de 2008

O Ronda na minha rua

A data de lançamento oficial foi em novembro de 2007, mas não faz um mês que as pessoas estão vendo ao vivo a Ronda do Quarteirão em ação. Eu, que moro bem próximo dos limites a oeste de Fortaleza e ando bem por longe de casa, já vi os homens bem de perto, em lugares distantes e por aqui mesmo. Sim, também fiquei impressionada.

O jornal O Povo deste domingo traz uma reportagem especial que se propõe a discutir o Ronda: a sensação da população, as notícias e os dados, o uso político do projeto, opinião de cientista social... Veja por aqui.

Sem dúvida o policiamento ostensivo faz um efeito psicológico sensível. A primeira tarefa que o Ronda tem cumprido é diminuir nos fortalezenses a sensação de insegurança. As fardas, os carros, os jovens policiais sorrindo simpáticos e eficientes. Estamos pra saber se surte o efeito esperado também sobre os bandidos.

Na voz do governo, o projeto é promissor e muito bem preparado. Pelo que dizem o governador Cid Gomes e o secretário Roberto Monteiro, todas as providências estão sendo encaminhadas pra não ter furo. A audácia não é pouca: aumento do efetivo de policiais, integração entre setores (como a Guarda Municipal e as polícias Civil e Federal), reformulação da organização interna, extensão para o interior do estado, reforço no equipamento, construção e aparelhamento de cadeias públicas. Significa uma mudança material na Segurança Pública do estado que pretende também uma transformação estrutural e moral. O projeto contempla inclusive a motivação do policial no que diz respeito à carreira, como maneira de estimular e valorizar o bom trabalho no projeto. E é intenção do governo contratar mais quatro mil PMs até 2010 (hoje são 13 mil).

Há quem desacredite do projeto por conta da postura do próprio governo em supervalorizá-lo. Há pessoas pensando que é tudo uma maquiagem, uma ilusão bem arquitetada. Certo é que o governo do estado tem se esforçado pra transmitir confiança às pessoas, e tem investido nessa visão otimista sobre o Ronda. Mas é prudente olhar para propagandas de governo com pelo menos um dos pés atrás.

Considerando que o tempo de implantação é esse de um mês pra cá, é pouco tempo pra avaliar se o Ronda pode ser classificado como "só fachada" ou "solução efetiva". Vamos esperar, e eu espero que o governo invista mesmo nessa grande reforma da segurança pública no estado. Acho que nunca se tentou um projeto tão amplo – e é bom torcer para que os pessimistas e oposicionistas se enganem.

Tivemos um comentário incomum aqui no blog. Foi anônimo, mas o autor se identificou como soldado do Ronda. Disse que era fácil criticar de fora, falar só do equipamento novo, e destacou o valor do material humano do programa. Ele demonstrava uma esperança confiante. Perdão pela demora na réplica, se você voltou aqui e estiver lendo. Se quiser voltar a fazer contato, estamos interessados em conversar e saber mais sobre o projeto no qual você trabalha. Meu email é rfd.felix@gmail.com.

Um comentário:

Yuri Leonardo disse...

Pelo visto o cara não vai aparecer :/