sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Vai, Fernando Hugo, bota o povo no camarote!

Em Fortaleza, ano novo também é tempo de briga. Leia matéria de 20 de dezembro do Diário do Nordeste. Comento depois.

Deputados devolvem os convites especiais

Depois das muitas críticas à prefeita Luizianne Lins (PT) na Assembléia Legislativa pelos gastos com a festa do réveillon passado, e o que está sendo programado, deputados tucanos resolveram radicalizar. Em sinal de protesto contra os mais de R$ 270 mil que serão gastos pela Prefeitura de Fortaleza em área especial para abrigar os dois mil convidados da prefeita, os parlamentares do PSDB afirmaram que não vão participar do evento. Alguns avisaram que pretendem fazer a devolução do convite.
É o que pretende fazer o líder do PSDB na Casa, deputado João Jaime. Ele afirmou que não tem a intenção de participar da festividade promovida com recursos públicos. “O que está sendo feito é um circo fechado, em que só quem recebeu convite pode ir ao evento. Essa festa luxuosa não condiz com a crise do IJF, a situação da saúde e com a falta de remédios nos postos de saúde da Prefeitura”, protestou.

Devolução

A festa, assim como o envio dos convites encaminhados aos parlamentares estaduais, foi o tema do pronunciamento do deputado Fernando Hugo (PSDB). Foram 45 minutos de ataques e críticas à gestão da petista pelos gastos “excessivos” com a promoção da festividade. O tucano fez um apelo para que o Patrimônio Geral da União não permita a construção do espaço especial para os convidados. O Ministério Público Federal, através do procurador Alessander Sales, já havia feito essa recomendação à Instituição, mas o deputado pediu para ele reforçar a fiscalização.
Além de reprovar os gastos com a promoção da festa e a construção do espaço reservado para os convidados, o parlamentar reclamou dos convites impressos. Na opinião dele, houve desperdício de recursos públicos na confecção do material gráfico, com material de qualidade superior. Ele afirmou que vai doar os convites.
Outro que também avisou a intenção de doar os convites foi o deputado Moésio Loiola (PSDB). Segundo ele, os contemplados serão pessoas que moram nas ruas da Capital. O tucano prometeu comprar roupa adequada para que eles possam participar da festa.

*
*****

Meu jeito cínico de ser encara o plano dos deputados tucanos como teatrinho. Mas...

Não seria absolutamente fantástico se eles cumprissem a promessa? Imagine a corte em festa, os fogos explodindo, a música troando, tudo lindo e maravilhoso. A alegria é contagiante, enfim, até que surge um povo estranho na entrada do recinto. Os sobrenomes são desconhecidos das altas rodas. A segurança discretamente sugere às figuras que se dirijam ao setor correto. E aí, as palavras mágicas: "Mas eu tenho convite. Ganhei do Fernando Hugo. Tá aqui, ó".

Seria o acontecimento político mais fascinante da nossa cidade em anos.

2 comentários:

Débora Medeiros disse...

Concordo contigo, Jagger! Escândalo maior que uma matéria de sexo na Farol é essa festança! Mas cão que ladra não morde... ainda mais cão-tucano :p

Roberta Felix disse...

('taquepariu)

Bruno, belo texto, cara. Também me ressinto de isso ser um tanto dramático: os caras da câmara ganharam um convite àos discursos reprovativos e devem estar adorando. Mas quer saber? O negócio é tão feio que antes isso do que nada. Que façam escândalo, que se aproveitem, mas não fiquem calados.
Uma suspeita: eles devem ler a Piauí e devem ter gostado lá do Rodrigo Levino :P