quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Notas melancólicas – Parte 2


Nascido por volta de 1440 em uma província pertencente aos Países Baixos, Josquin Desprès tornou-se um dos maiores compositores da sua época. Entoou suas canções melancólicas pela Itália e França, angariou sucesso ainda em vida ao ter sua obra reconhecida pelos seus contemporâneos e veio a morrer como um grande músico, aproximadamente no ano de 1521, deixando para a humanidade uma vasta e rica produção musical, entre hinos, motetos, salmos, canções e missas.

Há um trecho de uma de suas canções, intitulada Plaine de dueil et de melancolye, que sempre me tocou de forma particular, deixando-me, invariavelmente, em miserável estado de morbidez. Colocarei aqui primeiro o poema original e, logo abaixo, uma tradução possível.

Plaine de dueil et de melancolye
voyant mon mal qui tousjours multiplye,
et qu’en la fin plus ne le puis porter,
contraincte suis pour moy reconforter,
me rendre’a toy le surplus de ma vie

...

Cheio de luto e melancolia,
vendo meu mal sempre a crescer,
e vendo que até o seu fim não posso levá-lo,
sou forçado, para me reconfortar,
a dar-te o excesso de minha vida

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa!Alguém falando de Josquin Desprès aqui.Que boa surpresa.Gosto muito dos motetos e das missas dele,mas não conheço muitas canções.Vou procurar essa para baixar.Parabéns para quem escreve essas notas melancólicas.Estão muito boas.