terça-feira, 21 de outubro de 2008

Salvaram a cultura brasileira


Antiamericanismo está em alta na Câmara Municipal de Fortaleza, cidade onde moro. Parece-me que um vereador desocupado (desculpai a redundância), Guilherme Sampaio (PT), instituiu o dia 31 de outubro como o dia do Saci Pererê. Isso mesmo, meus senhores: o negrinho perneta e serelepe, sempre de cachimbo na boca e gorrinho vermelho, tem agora um dia só para si. Comovente.

De acordo com o parlamentar, o dia do Saci vem como uma medida para frear a influência nefasta do Halloween estadunidense em nossa cultura; uma ação política consciente promovida pelo poder público contra a ideologia consumista norte-americana. A festa norte-americana despertou o sentimento nacionalista de nossos parlamentares progressistas, fazendo-os reunir forças em uma frente de trabalho para substituir o “doces ou travessias” pelo menino perneta, um símbolo muito mais apropriado à nossa sociedade, devo supor. Todos temos que proteger o Saci das perigosas e capitalistas investidas do Império do Mal (vulgo, Estados Unidos da América), caso contrário, o simpático menino, oh, céus!, corre o risco de ser engolido pelo sedutor poder da ideologia consumista. Não sei como os brasileiros podem dormir tranqüilos à noite sabendo que o Saci está ameaçado de extinção.

Não obstante, o vereador Guilherme Sampaio acaba de salvar o Saci, destinando-o um dia em nosso calendário, e, como se não bastasse, colocou-o no mês de outubro, o mesmo do Halloween, ou seja, o parlamentar do PT, ao escolher tal data para o dia do Saci, dividiu a sociedade brasileira em sacisitas e halowennsitas , esses sendo reconhecidos como porcos capitalistas e aqueles como os cidadãos preocupados com os elementos multiétnicos apotropistas encerrados na figura antropológica e representativa dos mitos afro-brasileiros que é o Saci.

Já me sinto mais brasileiro.

Um comentário:

Bruno Pontes disse...

Lembrando que o dia é amanhã e é bom ir logo preparando a festa.